terça-feira, 23 de julho de 2013

Pessoas-padrão


Criança, o mundo inteiro pela frente.
Ideias, cores, luzes.
Descobrimentos, aprendizados.
Interesses.
Tudo o que pode ser e pode ser:
Criações.

Adolescente, a rebeldia toma forma.
Ideais, cores, sombras.
Descobrimentos, aprendizados.
Ideologias.
Tudo o que pode ser e pode mudar:
Provocações.

Adulto, a rotina reclama sua vez.
Metais, cinzas, contas.
Cobranças, propagandas.
Raízes.
Tudo o que tem que ser e tem que ser:
Aceitações.

Velho, o cansaço toma conta.
Sais, cinzas, remédios.
Lembranças, propagandas.
Desinteresses.
Tudo o que podia ser e que não foi:
Assombrações.

...

(É sempre bom se perguntar se a criança que você foi um dia gostaria de ser o adulto no qual você se tornou.)

2 comentários:

  1. Clap Clap Clap!

    A criança que fui um dia me chutaria no saco hoje e diria: Que decepção, seu monte de bosta! O que você fez com meus planos brilhantes de quintal? Cadê minha ideias que nasceram na chuva da rua? Cadê seus pés descalços? Cadê a correria nos pastos? Cadê a sua imaginação?!

    ...

    ResponderExcluir
  2. A criança que eu fui um dia odiaria demais a adolescente atual. Mas ainda tenho tempo pra ser uma adulta da qual a Pequena Eu se orgulharia... Eu acho.

    ResponderExcluir